quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tempo, mestre de todas as horas e dias



Stephen King escreveu: “O tempo leva tudo. O que você quer e o que não. O tempo leva tudo. O tempo arrasta tudo. E, no final, só resta a escuridão. Às vezes, encontramos outros nessa escuridão. E outras vezes, perdemos eles de novo’’.

Assim como leva, ele ensina, ajuda, derruba. O tempo é nosso, e somos nós mesmos que aproveitamos ou não o ''curto'' período que nos é cedido.
Quando se tem doze anos, por exemplo, você é a pessoa mais brega da face da terra, cheia de trejeitos e toda desajeitada com as coisas que estão acontecendo. Aos quinze descobre que pode sair e tem a pretensão de chegar aos dezoito e abraçar o mundo. E quando chega aos tão esperados dezoito, vê que não há muita diferença em ter a maioridade e que ter dezessete é tão bom quanto ter dezoito, com a sutil diferença que se pode dirigir legalmente e entrar nos lugares sem ser barrada. Vê também como o tempo te fez bem, como é melhor agora do que aos treze, como o seu cabelo está mais bonito, o seu corpo mais evoluído, as suas roupas melhoram e você esta bem menos brega. Aos trinta (não cheguei lá, mas espero pensar assim) você vê como era patética aos dezenove e que todos os maiores problemas do mundo daquela época soam como piadas pra você agora.
Só o tempo resolve, ajeita, coloca as coisas no lugar. E somos nós os senhores de nosso próprio tempo. Com o tempo você vai aprendendo que as coisas nem sempre são como programadas e quando elas saem do planejado podem ficar ainda melhores. O difícil é se conciliar e o entender aos quinze, dezoito, dezenove anos. Tenso é que tempodá medo na medida que passa e mais as coisas se aproximam do futuro, dá aquele enjôo, chamado de friozinho na barriga. Pensar no que fazer do amanhã, e o que fazer depois que acabar a faculdade. O que se tem a fazer é se aliar ao tempo, e fazer dele o melhor que ele possa ser, e no fim, no momento de acertar as contas aqui, é que vamos ter a certeza de como ele nos fez bem. Mas e agora? Agora vamos viver tudo que há pra viver! E que cada parte desse tudo tenha o seu próprio tempo. Não o atropele, não lute contra ele. Ande junto, corra junto, caminhe junto. Só o tempo esclarece, só o tempo!

0 comentários:

Postar um comentário